terça-feira, 4 de junho de 2013

"Facin, Facin" Comentar Futebol no Brasil"



Olá, leitor!

Em qualquer parte da sociedade podemos encontrar o bom e o mau profissional, entretanto quando se trata de um segmento onde as coisas nem sempre "exigem" profissionalismo, como no caso do fetebol brassileiro, diferentemente dos países mais organizados, obviamente que até mesmo as emissoras de TV se rendem aos apelos populares quanto aos "profissionais" que atuam comentando futebol. O que se ve é uma enxurrada de fanfarrões que colocam as suas vozes, por vezes sem o compromisso ético, sem uma boa oratória, sem a didática da informação, sem a visão mais abrangente sobre o que estão falando, e assim vira o "samba do crioulo doido". E bota doidão nisso!
Temos visto comentaristas falando e comentando sobre futebol sem o compromisso de formar opinião de maneira coerente e sem o talento necessário, o que nos leva ao caminho tão comum que é o da coisa chula. Obviamente que em se tratando de narradores nós temos muitos talentosos, como no caso do Galvão Bueno (que escorrega na agressividade), Kleber Machado (ótimo), Luciano do Vale (que é obrigado a engolir o Neto) e tantos outros conhecidos... observo que os comentaristas deveriam estar afinados e entrosados com os narradores e repórteres para que pudessem dar informações e opiniões próprias condizentes com o entendimento dos telespectadores e, principalmente, com o que estão vendo na realidade. Mas, vem a pergunta: O que é a realidade? Temos aí, pelo fato de sermos um país tradicionalista e padronizado em culturas, por vezes errôneas, a questão, por exemplo, da forma de jogar das equipes quando o treinador opta por um determinado jogador, diante da sua concepção tática, e os comentaristas, quase sempre desinformados, criticando e dizendo que o "esquema" é retranqueiro, ora, se o treinador está a semana inteira com o grupo, conhece os jogadores e possui uma visão diferenciada da minha não quer dizer que esteja errado, apenas pensa e age diferentemente da minha opinião. Mas para que isso não ficasse confuso para o torcedor seria importante que os comentaristas fossem informados e, diante de uma visão coerente e mais próxima da realidade, comentassem as possibilidades e não tentassem adivinhar o que poderá acontecer. Vejamos o exemplo das críticas quanto ao jogador da seleção brasileira Hulk, foi duramente criticado mas o que se viu foi, até agora, um jogador extremamente útil a seleção por ser um atleta de muita força e técnica suficientes para dar o que a seleção precisa mas, diante desse tradicionalismo brasileiro, acabamos achando que todo jogador tem que ter a habilidade do Neymar, por exemplo. Ledo engano, ele, diante das suas características e ações dentro da sua função, cumpre bem o seu papel e quase em todos os jogos que participou, chegou a jogar melhor até mesmo que o próprio Neymar. 
Voltando a função de comentarista, vejo que as emissoras possuem responsabilidade no processo porque não se preocupam em pelo menos treiná-los, como no caso do Ronaldo Fenômeno, que em minha diminuta capacidade de observar e comentar, percebi que foi uma "bola fora" da Globo no último domingo quando o mesmo comentou o jogo da seleção brasileira contra a Inglaterra. Fala mal, não imposta a voz, fala "eeeeeeeeeeeeee" o tempo todo e ainda traz consigo alguma insatisfação, nítida por sinal, contra o Felipão por estar, nos últimos tempos, fazendo críticas constantes sobre o trabalho do treinador, acho que ser ex-jogador não é pré-requisto para ser treinador, comentarista, empresário... vejo que o estudo se faz imperioso e os estágios também, mas, diante de um descompromissado e "desprofissionalizado" produto que é o futebol, no Brasil, acaba valendo tudo, até mesmo assistir ao Neto falar, em cadeia nacional, em uma emissora de ponta como a Band.

Bem, diante da minha veia crítica de telespectador e verdadeiro saudosista, informo que sinto muita falta dos saudosos Aquíles Chirol, Januário de Oliveira (narrador), Luiz Mendes, Armando Nogueira... mas, enquanto eles não "reencarnam e voltam" as suas funções, temos que ficar com essa "cambada" de incompetentes que citei. Dura realidade, viu?

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: