Olá, leitor!
Acordei hoje pensando no Brasil e, ao lembrar da Copa do Mundo de 2014, me veio uma certa angústia quanto a sua realização devido a uma ausência: EDUCAÇÃO! Eu explico.
Certo dia um aluno meu veio me perguntar o porque de os EUA serem supremacia nos esportes e principalmente no Basquete, de imediato sentei-me com ele, pois já havia terminado a aula e eu estava com tempo, respondendo que toda conquista social de um país se deve a educação e aos costumes positivos, nos Estados Unidos, embora tenham lá seus problemas e erros graves em relação ao mundo, eles são organizados e o referido desporto, por exemplo, é disciplina obrigatória nas escolas desde a primeira infância e, o que é melhor, a Educação Física é diária assim como em nosso país nós somos OBRIGADOS a votar. Notaram a diferença? O porque de não sairmos da MISÉRIA política e esportiva? Educação, investimentos e cultura da mudança.
Mencionei tal fato para ilustrar minha preocupação com a Copa do Mundo no Brasil, sei que tudo ficará pra cima da hora mesmo, até porque se não fosse a copa nada disso aconteceria, os Aeroportos continuarão um "terminal" rodoviário da praça Tiradentes, o Metrô aquela calamidade (desumano), os estádios de futebol um "chiqueiro", os Ônibus são verdadeiras "carroças" (como dizia o "falecido" Fernando Collor), o Asfalto no Rio, por exemplo, talvez um dos piores do mundo, perdendo, acho eu, somente para o Haiti. E o "CONFEF" (conselho federal de educação física), juntamente com os "CREFS" (conselhos regionais de educação física) espalhados pelo Brasil que desde a sua instituição vivem prometendo conquistas e nada fazem a não ser VENDER livros, CDS, cursos e lembrar aos profissionais de educação física a pagarem a anuidade. Desde 2000 estou aguardando a promessa de uma educação física escolar com uma carga horária maior, eventos esportivos e incentivo as escolas objetivando a descoberta de talentos (esses que eu descubro a anos e não tenho para onde mandá-los) e por aí vai....
Pra pensar: A quem interessar, deixando de lado aquela NOJENTA mania de dizermos que "sou brasileiro e tenho mesmo que gostar de samba e futebol", eu pergunto: "Você acredita que a copa de 2014, dando certo, (?) ficará um legado NÃO DE OBRAS, mas de educação e mudança no comportamento social, como por exemplo sermos mais limpos? Respeitarmos as leis de trânsito? A reforma política será feita? Os "crimes do colarinho branco" serão punidos com rigor? As escolas públicas terão as condições mínimas quanto ao seu funcionamento?... Se você acha que tudo vai correr bem, e eu espero que sim, como será o destino desse senhor aí que está mais sujo que "pau de galinheiro", até porque ele é o principal articulador da copa do mundo devido ao fato de ser o presidente da CBF a 22 anos? Como fica esse "mar de lama", que sempre se soube, mas devido as articulações políticas (me da nojo isso) não se tira "debaixo do tapete"? Tenho a certeza que, mesmo que ele seja afastado da presidência, após esse tempo todo enriquecendo de forma ilícita (roubando), não ficará preso.
Vejamos a reportagem do programa Domingo Maior, da Record, sobre seu caso.
O Domingo Espetacular, exibido pela Rede Record, teve contato com dois jornalistas que fizeram uma das denúncias de corrupção contra o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e mostra como o dirigente teria recebido suborno.
A investigação é sobre propinas pagas a altos dirigentes da Fifa na década de 1990 por uma empresa de marketing esportivo, a ISL (International Sports and Leisure).
No ano passado, a estatal britânica de mídia BBC acusou três integrantes do Comitê Executivo da Fifa, que escolhem as sedes das Copas do Mundo, de receberem propinas da ISL. Além de Teixeira, foram citados o paraguaio Nicolas Leoz e o camaronês Issa Hayatou.
Pagamentos feitos aos três dirigentes estavam em uma lista secreta obtida pela BBC de propinas pagas a dirigentes esportivos pela ISL em um total de US$ 100 milhões (R$ 163,2 milhões).
A lista de pagamentos incluía uma empresa de fachada chamada Sanud , registrada em Liechtenstein, pequeno país europeu. A Sanud recebeu US$ 9,5 milhões (R$ 15,2 milhões).
Uma investigação do Senado brasileiro em 2001 concluiu que Teixeira tinha uma relação muito próxima com a empresa. O inquérito descobriu que fundos da Sanud haviam sido secretamente desviados para o dirigente por meio de uma de suas companhias.
O presidente da CBF também foi citado na semana passada pelo jornal norueguês Dagbladet em reportagem sobre um suposto esquema de venda ilegal de ingressos.
A investigação é sobre propinas pagas a altos dirigentes da Fifa na década de 1990 por uma empresa de marketing esportivo, a ISL (International Sports and Leisure).
No ano passado, a estatal britânica de mídia BBC acusou três integrantes do Comitê Executivo da Fifa, que escolhem as sedes das Copas do Mundo, de receberem propinas da ISL. Além de Teixeira, foram citados o paraguaio Nicolas Leoz e o camaronês Issa Hayatou.
Pagamentos feitos aos três dirigentes estavam em uma lista secreta obtida pela BBC de propinas pagas a dirigentes esportivos pela ISL em um total de US$ 100 milhões (R$ 163,2 milhões).
A lista de pagamentos incluía uma empresa de fachada chamada Sanud , registrada em Liechtenstein, pequeno país europeu. A Sanud recebeu US$ 9,5 milhões (R$ 15,2 milhões).
Uma investigação do Senado brasileiro em 2001 concluiu que Teixeira tinha uma relação muito próxima com a empresa. O inquérito descobriu que fundos da Sanud haviam sido secretamente desviados para o dirigente por meio de uma de suas companhias.
O presidente da CBF também foi citado na semana passada pelo jornal norueguês Dagbladet em reportagem sobre um suposto esquema de venda ilegal de ingressos.
De acordo com a publicação, Teixeira se encontrou com representantes da empresa Euroteam no fim de 2009, na África do Sul, sede da última Copa do Mundo. A Euroteam é uma companhia norueguesa que compra ingressos e os revende a preços muito mais elevados.
Bem, aí está a verdade dos fatos, agora é somente ver e esperar pra saber se tudo dará certo.
Bem, aí está a verdade dos fatos, agora é somente ver e esperar pra saber se tudo dará certo.
Abraços ao Zico, Tostão, Juca Kifoury, Sócrates... Que certamente poderiam ser presidentes da tão "sugada" e roubada CBF, digo que esperamos que o sorriso FALSO do Ricardo não fique mais tempo em sua cara.
Iran Damasceno.


Nenhum comentário:
Postar um comentário