Olá, leitor amigo!
Se fizermos uma pesquisa para sabermos quais são as coisas mais importantes da vida, certamente encontraremos a seguinte escala de preferências: 1 - Deus (talves para muitos não) 2 - Família 3 - Trabalho 4 - Dinheiro 5 - Futebol 6 - Carnaval... Você concordaria com essa pesquisa fictícia? Ok, independentemente da sua resposta os fatos nos mostram que o futebol está na primeira opção para cada 8 (oito) pessoas entre 10 (dez) perguntadas, sendo assim, levando em consideração que se trata de algo de extrema importância para o povo brasileiro, então porque aceitamos tanta SACANAGEM por parte dos que atuam diretamente com esse segmento tão importante de uma sociedade? Não são todos, porém, sabemos que os responsáveis por tudo de errado que aí está, são: Torcedores, mídia, jogadores, dirigentes de clubes, patrocinadores... Vamos aos fatos:
Em sua opinião caberia no futebol espaço para uma concepção filosófica, no sentido de investimentos e profissionalização? Explico: Clubes de futebol com dirigentes profissionais, preparados profissionalmente e remunerados, tendo total gerência sobre o clube e os chamados "estrelas" (jogadores que atingem certo nível de fama e colocação econômica), seria interessante? Mídia mais responsável quanto a sua atuação nas massas, sendo uma imprensa mais comprometida com a verdade e menos corporativa, por exemplo, seria de bom gosto? Torcedores sendo mais respeitados nos estádios, ingressos mais baratos, maior conforto nos jogos e responsabilizados pelos seus erros, quando prejudicarem aos jogos e a sociedade com violência, de uma forma geral, você gostaria? As "estrelas" do espetáculo (jogadores de futebol) não deveriam se doar mais e terem um regime de trabalho como um trabalhador comum (horário de entrar e sair, cuidados com a imagem, produtividade...), não me refiro a varrerem o campo, por exemplo, mas cumprirem com as suas responsabilidades de forma respeitosa com o clube e o torcedor, seria, também, do seu agrado? Vejamos alguns fatos, enquanto você pensa:
O Neymar é um verdadeiro FURACÃO de sucesso, mas eu pergunto: Quantos "Neymares" surgem no futebol a cada dez anos? 0,01, eu arriscaria! Iniciou de forma humilde e foi se desequilibrando devido a força da opinião pública, da mídia com sua exagerada exposição, amizades perniciosas no próprio clube por parte de outros jogadores que estavam indo "na sua aba" (Madson, o fanático religioso Roberto Brum... bati palmas para o presidente que mandou uns cinco embora por isso) e o assédio dos torcedores, porém, seus familiares e empresários, bem como o Santos e todos os envolvidos que ganham muito dinheiro com isso, trataram de orientá-lo e "puxaram" o freio do garoto, do contrário, estaria, talvez, em maus momentos. Seu filho, caso goste de futebol, não corta o cabelo como ele? Não pede pra você comprar a chuteira que ele usa? Não tenta imitá-lo no modo de andar? Pois então, dizer que o jogador não tem responsabilidade sobre os jovens em formação é hipocrisia, até porque eles ganham muito dinheiro graças aos torcedores e, a partir do momento em que se tornam pessoas públicas, deveriam ter esse comprometimento.
Longe de julgamentos quanto a sua pessoa, entretanto, vejo o Jobson como exemplo de uma vida desregrada e sem condições de ter uma situação financeira e social de forma suntuosa, pelo menos por enquanto, diante do fato de não possuir educação e equilíbrio suficientes para tal. Garoto pobre, sem estudo, família desestruturada quanto aos valores adequados para se criar uma criança (embora isso não seja fator determinante para justificar os erros de ninguém)... Agora está, pela terceira vez, diante de um tribunal para ser julgado e, lembrando, corre o risco de ser banido do futebol. Tomara que isso não aconteça e ele coloque "a cabeça" no lugar, se assim não for, onde ele irá parar?
Esse eu considero um CLÁSSICO "exemplo" de como se deteriora uma potencialidade de jogar futebol: Ronaldinho Gaúcho! Mas porque será, você sabe? Se ele não joga a cinco anos, estando na Europa ao lado de craques no mesmo time, você acharia que ele iria jogar no Flamengo com uma equipe de médio para baixo potencial? Somente os fanáticos torcedores do Rubro-negro quiseram acreditar nisso. Os mais inteligentes e atentos perceberam que se tratava de mais um apelo de mídia e Marketing do que propriamente jogar futebol. Não levaram em consideração que o rapaz gosta da noite e isso (comprovadamente dito pelos dirigentes do Barcelona, que o acusaram de ir para a noite, exageradamente) o fez se entregar ao desânimo, até porque uma pessoa que já tem aos seus pés "o mundo" e o dinheiro mais do que suficiente, juntamente com o massagear do ego (fãs em exagero), iria se empenhar em jogar no Rio de Janeiro? Me poupem de achar que eu acreditaria nisso.
Pois é, ante as questões levantadas aqui pelo humilde "escritor amador" que vos escreve gostaria de deixar uma forma de pensar aos pais e mães, para que os mesmos não se preocupassem com os filhos que queiram ser jogadores de futebol e não conseguem, basta ter uma educação de proximidade e bastante informação que eles saberão que isso passa, são quase irreais as vidas apresentadas quanto a fama dos vencedores, o patamar que alcançaram é mínimo se comparado aos que tentam. O legal é estudar e praticar atividades físicas e desportivas variadas, saber competir de forma saudável, adquirirem conhecimentos através do estudo e da pesquisa constante para que logo, logo possam descobrir os seus potenciais e seguirem suas vidas. Para finalizar, eu digo: Vocês, pais e mães, sabem o porque de qualquer garoto hoje em dia estar em clubes de futebol ganhando, no mínimo, uns míseros R$ 30.000,00 reais? Não há concorrência como em minha época, onde em qualquer campinho de várzea você achava garotos bons de bola, atualmente formam-se verdadeiros ROBÔS nas salas de musculação, suplementação alimentar de última geração, tecnologia de ponta, medicina avançadíssima... Estamos formando "robocops", que o digam vários zagueiros por aí, atacantes sem saber fazer gol...
Se um dia a Filosofia (ciência) entrar como fator norteador dos empreendimentos do futebol, talves eu volte a frequentar os estádios, do contrário, vou comemorando mais de uma década sem frequentá-los, ou melhor, os outros, porque o do meu amado Madureira eu não deixo de ir.
Abraços aos torcedores de plena consciência e racionais, esses podem mudar o quadro atual.
Iran Damasceno.





Nenhum comentário:
Postar um comentário