segunda-feira, 28 de abril de 2014

"Educação É Compromisso"


"Na "matemática fria" um mais um é igual a dois. Se estimularmos uma família à educação, pelo menos umas outras vinte serão transformadas. Essa a "matemática da vida". Iran.


Olá, leitor!

A questão é recorrente mas ainda assim somos levados à debater e agir sempre, pois quando se fala em futuro, não temos como chegar até ele sem falarmos e tratarmos sobre EDUCAÇÃO. Todos os problemas que as sociedades, em todo o mundo passaram, obviamente que foi devido, pelo menos, ao desvio do caminho educativo, portanto o que estamos, mais uma vez abordando, é sobre os caminhos menos sofríveis para um futuro menos sofrível e isso somente ocorrerá se enveredarmos pelos caminhos das transformações valorosas que a educação nos dá. Não me refiro somente a educação formal e curricular, mas sim aquela que deve ser estimulada através do exemplo desde os primeiros passos do homem na vida ex-uterina, objetivando a REFORMA e estruturação do ser integral. Refiro-me a EDUCAÇÃO COLETIVA!
Todos os problemas existentes nas sociedades são criados por nós, sem exceção, todavia o que se faz mais aviltante é o fato de acharmos que certos problemas não são nossos (?) mas sim de quem os criou. Vale lembrar que estamos vivendo e vivenciando problemas de ordem estrutural, principalmente, devido aos atos distraídos e de ações até mesmo inconscientes quando não investimos no que deveríamos, sendo assim, o caos está instalado por causa da falta de interesse e de comprometimento. Tudo que se refere a vida de relação aciona consequências positivas ou negativas e é aí que estão os pontos de partida. Por exemplo: A VIOLÊNCIA é um efeito de vários aspectos observáveis e poderia ser evitada se "regássemos" a criança para colhermos o adulto integral, porém e infelizmente não é assim que funciona e quase sempre jogamos pessoas ao relento das suas próprias "sortes" e aí está, também, alicerçada a sociedade da morte. A SAÚDE é outro caso de falta profilaxia, em todos os sentidos, e por isso que as nossas vidas vão se esvaindo e as pessoas morrendo jovens ou então vivendo de maneira miserável. A CULTURA seria a forma mais estruturada de podermos dar uma vida digna aos partícipes da convivência social, alongando os nossos passos neste planeta tão maravilhoso. Temos outros agentes a serem citados mas ficaria um texto muito extenso e, diante da nossa preguiça em ler, certamente que eu seria apenas mais um "escriba falido" antes do tempo. A educação começa em casa e é na escola que complementamos as ações e "formamos" assim agentes do bem, mas não é assim que ocorre e na verdade estruturamos a nossa sociedade em "palafitas da desinformação" e ausência de exemplos práticos. 
Trabalhei em uma escola por mais de quinze anos e passei por situações agradáveis e desagradáveis justamente pelos confrontos de ideias e ideais, pois quando as verdades eram ditas e os que deveriam "agitá-las", simplesmente as abandonavam e assim as ações positivas que poderiam transformar vidas e os aspectos financeiros da instituições ficavam anestesiados e as respostas vieram de forma brutal, fazendo com que os "zumbis" da administração fossem varridos pela concorrência que, quase sempre, não perdoam os incompetentes. Ao longo desses últimos vinte anos eu "estacionei" em meu computador mais de vinte e dois projetos que quase nunca saíram do papel por causa da falta de visão de instituições mantidas por quem não possui condições de "tocar" tais engendramentos. A exemplo disso o projeto "ESCOLA ABERTA" (projeto que eu criei em 2009, após anos de experiências e pesquisas), que tinha como objetivo principal trazer a comunidade pra dentro da escola e aí sim "darmos os recados" em relação a conscientização da importância das crianças e adolescentes estudarem de maneira moderna (?), de fazer saberem da importância da prática do esporte como agente orientador, do quanto se faz mister as atividades direcionadas aos pais e alunos para os mesmos saberem que devem cuidar do lixo, de como aprenderem a ser participativos nas ações de cidadão no ato de se informarem e saberem votar, de aprenderem a organizar as suas vidas profissionais e assim não permitirmos a fragmentação das famílias... dentre outros tantos aspectos importantes mas, diante da omissão dos que querem ganhar dinheiro "vendendo giz e cuspe", ficou inviável e ainda fui chamado de irresponsável. É aquela história do Frankenstein: As pessoas pensam que o monstro é que é o culpado, porém o Frankenstein é justamente o médico e ele é quem transforma situações em loucuras através das suas irresponsabilidades. A partir do momento em que houver uma SIMBIOSE de comprometimentos entre professores, alunos, família de alunos e a comunidade, certamente que as coisas começarão a mudar, ao contrário do que pensam os imediatistas e materialistas que se candidatam nos concursos públicos, passam e apenas ficam "orando" pra chegarem os feriados para viajarem e também de adquirirem "tempo de casa" para poderem financiar seus "carrinhos" novos. Aí está montada a "sociedade do anel". 


"Nenhum de nós vem ao mundo com "defeito de fábrica", mas sim com problemas de rodagem". 


Iran Damasceno.

Um comentário:

Unknown disse...

Os Mestres estão aí para fazer um RECALL na galera que possa ter vindo com algum defeito de fabricação !Muito fácil.Abçs