sexta-feira, 16 de maio de 2014

"A Copa é Apenas um Ingrediente"


"Uma doença quando não extirpada em seu nascedouro, certamente que contaminará aos seus herdeiros". Iran.


Olá, leitor!

Todo efeito provem de uma causa, portanto nem sempre temos condições de atacá-lo achando que assim acabaremos com os problemas. A causa, sendo onde se origina o efeito negativo, por exemplo, tem que ser atacada e exterminada para que as consequências oriundas da mesma não nasçam e muito menos se proliferem, atravessando gerações e deixando sempre rastros de destruição, ainda mais quando esses efeitos são os mais destruidores possíveis, que são os problemas de magnitude elevada quanto aos desvarios sociais. Focando nos problemas do Brasil, certamente que eles são muitos e ficaria difícil de enumerarmos à todos, porém o que podemos pontuar são aqueles  que mais nos abalroam a vida, e assim não nos deixa atingirmos ao tão sonhado DESENVOLVIMENTO. Refiro-me aos problemas sociais.
Temos que partir de algum ponto para podermos exprimir um raciocínio, até por que no Brasil temos o péssimo hábito de criarmos ou importarmos culturas negativas e assim vamos achatando não somente ao povo, mas ao processo de desenvolvimento, como disse, pois sem um povo feliz e saudável, obviamente que as coisas não acontecerão. Se voltarmos na Roma antiga, como sempre falo, encontraremos problemas sociais de ordem moral que, mesmo tendo sido de longa data, longe de nós e na Europa, podemos perceber se tratar de uma importação desses maus hábitos que me referi anteriormente e aí pode (?) estar parte dos problemas citados. Segundo as narrativas sobre a partida de Jesus (referência de bondade e de amor), podemos perceber que o surgimento de um "cristianismo político e capitalista" se alastrou pelo planeta e mesmo nos grandes centros culturais e mais adiantados em todos os aspectos a ideia deu certo, a partir de então as religiões, deturpadas e enfadonhas, tomaram conta dos governos e das mentes das pessoas, aprisionando-as pelas ameaças de infernos eternos e pelas mentiras ditas "sagradas". Essa, uma das heranças negativas que hoje tem o seu início de ebulição de insatisfações por todo mundo, ainda mais em países místicos como o nosso. Poderíamos citar também a "santa inquisição" (inquisição medieval), de onde surgiram tantas outras, nos deixaram também um legado negativo quanto aos hábitos de submissão e medo e isso se intensificou (contradição se comparada a liberdade atual) ainda hoje e os reflexos disso são as derrocadas na mente humana que aceita, talvez e quase sempre inconscientemente, todos os desmandos e administrações desumanas dos governos e assim as ações violentas sejam (?) a resposta.


 O que colabora com a violência em nosso país, contraditoriamente tido como povo pacífico, talvez seja a não aceitação e conscientização que devemos nos libertar através da educação, porém sem informação não chegaremos ao objetivo e aí instala-se o que os governos achatadores querem, que é a acomodação por parte da maioria e assim continuem proliferando essas culturas do medo e da desinformação até matar-nos uns aos outros. Talvez os governantes também sejam reflexo disso. ???  Outro "momento negro", agora dentro da nossa própria casa (país), foi a ESCRAVIDÃO e esse fato degradante da nossa história possa estar, ainda hoje, latente de forma inconsciente mas que, pelo fato de ter sido "ontem", seja o que mais aguçe as nossas mentes e possa estar causando essa onda de desorganização, desequilíbrio social e que está, também, sendo descarregado em forma de violência, tanto é que até mesmo os estudiosos das áreas humanas como Sociologia, Filosofia, Psicologia, Psicanálise... estão tendo dificuldades de entenderem.


Não adianta tentarmos acalmar os ânimos das pessoas com assistencialismos, ações peripatéticas pueris e muito menos com as "migalhas" dos bolsas famílias (assassinato mental em massa), por exemplo, pois diante do quadro caótico de falta de distribuição de renda e na ausência do que constrói e sustenta uma sociedade, que são os aspectos básicos como saúde, educação, segurança, infraestrutura.. daqui pra frente tudo o que estiver em desalinho com os anseios do povo, certamente que a forma de reação dos oprimidos será a violência. Essa mesma violência que sempre nos açoitou nas arenas, nas fogueiras inquisitivas e nos troncos, hoje está começando a ser devolvida e assim as ações como resposta ainda causarão bastante desconforto e sofrimento, haja vista que o entendimento, esse está fora de cogitação e as elites não querem abrir mão dos seus lucros exorbitantes e os achatamentos sociais e mentais são as armas com as quais as classes se separam.
Não há mais tempo para pensarmos em contornar as coisas aqui no Brasil, o que pode nos salvar seria uma mudança de concepção, haja vista que mudança social em países atrasados moralmente, certamente que são lentas e gradativas mas, diante do quadro atual, temos que pelo menos começar.

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: