terça-feira, 12 de maio de 2015

"O Empreendedor Moderno"




"Vender é estabelecer relação com o cliente, satisfazer as suas necessidades e anseios e, como consequência, retirar o lucro". Iran.



Olá, leitor!


Marcelo é um empresário bem sucedido, estava ampliando seus negócios e, para tal, precisava instalar outro escritório no Centro da cidade. O fez. A partir do momento em que passou a conviver diariamente por lá começou a lanchar, como de costume, numa lanchonete que procurou escolher a "dedo", pois era exigente quanto a qualidade da comida e do atendimento. Num belo dia, após ter trabalhado até mais tarde, desceu o prédio para se alimentar e foi direto aquele local que havia escolhido, ao chegar por lá começou a perceber quem era o atendente mais ativo, atencioso, profissional e, diante da sua capacidade de observação quanto ao assunto, percebeu que não havia um padrão de atendimento naquela pequena empresa mas, notou, após sua procura rápida, que um dos funcionários, João, destacava-se dos demais e foi aí que o chamou. Perguntou ao jovem, educadamente, se ele tinha suco de tangerina e o atendente, prontamente, disse que sim, portanto pediu o suco de sua preferência, juntamente com um queijo quente e passou a observar a maneira como o mesmo preparava seu lanche. Notou que o já admirado rapaz fazia as coisas com habilidade e muita criatividade e viu, também, que ele cortava os gomos da tangerina ao meio, retirava os caroços, para não amargar, cortava os bagaços e não adicionava açúcar, deixando ao gosto do cliente. Procurou colocar pouca água para que o suco ficasse bem concentrado e, quanto ao queijo quente, teve a preocupação de perguntar ao cliente se ele preferia mais "douradinho" ou "clarinho". Bem, sendo Marcelo um empreendedor de sucesso, moralizado e moderno, logo encantou-se com a destreza e capacidade do jovem. Lanchou, pagou, deu uma gorjeta ao jovem e foi embora, ao chegar no escritório perguntou a sua secretária se os serviços de banco e de rua em geral, estavam sendo feitos de maneira satisfatória. Ela disse que sim mas, pelo seu tom de resposta, sendo ele um "visionário" e bom administrador, logo percebeu que faltava algo. Foi então que decidiu descer o prédio, novamente, encaminhando-se a lanchonete e lá chamou o gerente / dono para conversar. Perguntou a ele se poderia fazer uma proposta de trabalho ao jovem João, o que foi respondido de forma meio descontente pelo gerente, que sim. Entregou ao jovem promissor o número do seu telefone e pediu que ligasse pra ele, à cobrar, pois tinha uma oportunidade de trabalho pra lhe oferecer. Foi embora. Na noite do mesmo dia o jovem ligou e marcaram um encontro no escritório de Marcelo e, diante de um papo informal, o empresário, encantado com a sua desenvoltura, o contratou como mensageiro para fazer serviços de banco, levar documentos para outras empresas, arrumar as salas... e, com o passar do tempo, percebeu que deveria investir naquele que, aos seus olhos de empreendedor, teria um futuro promissor. O fez. Foi então que matriculou João em uma escola noturna onde o mesmo terminou seu ensino médio e a partir de então o estimulou a entrar para a Universidade, pagando seus estudos, e o então funcionário produtivo, formou-se em Administração de Empresas.
Moral da história: Após anos de convívio e amizade, Marcelo abriu outros escritórios e deu a administração de um deles a João que, diante do seu talento e honestidade, além de dedicação, tornou-se seu sócio e os negócios fluíram de maneira produtiva. A partir de então João passou a lanchar em uma outra lanchonete e observar o comportamento dos funcionários, procurando ter um pouco do "sangue" empreendedor daquele que o havia dado a chance da sua vida, pois ele passou a ser, também, um EMPREENDEDOR DO FUTURO.

Iran Damasceno.

(Tese de término do curso "Gestão de Pessoas") 

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