segunda-feira, 23 de agosto de 2010

" No Brasil, Esporte de inclusão, é ilusão "



Querido leitor, venho, como de costume, tratar de temas que envolvem questões sociais de extrema relevância para a sociedade de uma forma geral. Hoje volto a falar sobre Esporte, porém, do esporte que ninguém vê, aquele que só é realizado por pessoas idealistas, refiro-me ao Esporte de inclusão.
Porque ele só é desenvolvido por pessoas idealistas, aquelas que pensam no bem comum, que distribuem para o próximo, um pouco do que receberam e ou, por não terem recebido? Porque o mau caráter, egoísta, consumista, capitalista animal... Só pensa nele e em suas anomalias financeiras. Vamos tratar também da Copa do mundo que acontecerá no Brasil, em 2014. Será que isso trará tantos benefícios para o país?
Comecemos a indagar algumas questões, como:


A FIFA, órgão internacional que "regulariza" e direciona as ações do futebol no mundo, vem aqui no Brasil e faz imposições e, as mesmas, são aceitas sem contestações. Nosso posicionamento poderia ser de repúdio, mostrando que nós é que dirigimos os desígnios e ações de nossa nação. As imposições são aceitas porque o sistema que rege o Brasil é o de "monarquia" disfarçada de presidencialismo, onde poucos, pouquíssimos, são beneficiados com as ações impetradas e realizações de coisas. Mas o que isso tem a ver com esporte de inclusão, você deve estar se perguntando? Começo pelo futebol porque é o maior MÓVEL financeiro esportivo do país e do mundo, como somos capitalistas e submissos aos desmandos do 1º mundo, deixamos de lado uma metodologia que tanto bem poderia nos trazer se o esporte de inclusão fosse tratado com seriedade e comprometimento.
Vejamos o exemplo dos últimos governos federais.

Travestido de socialista, este senhor ( FHC) implantou as vilas olímpicas no país, tiro meu chapéu para tal intento, porém, sem deixar qualquer alicerce educacional esportivo, ainda que os municípios e estados tenham autonomia para isso, não vi por parte do seu governo absolutamente nada que pudesse dar o "pontapé" inicial para uma renovação nesse aspecto. Já o Lula, de quem sou admirador, eleitor e torcedor, não posso deixar de fazer as críticas necessárias ao seu governo que, ao meu modo de ver, teve bastante acertos e, como cidadão, tenho que tomar tal atitude para que as coisas mudem. Só percebi em seus dois mandatos o crescimento no esporte de competição, já o de inclusão e iniciação desportiva, nada aconteceu de relevante.
Quando falo de esporte de inclusão, refiro-me ao que a SUDERJ, através do projeto SUDERJ EM FORMA, tentou e ainda tenta fazer, sem êxito, pelo fato de o mesmo ser de relevância política onde os profissionais de ed. física e do esporte em geral, são literalmente USADOS, juntamente com o povo.
Vejam que "bonitinho":


  • Ginástica pública


  • Futebol comunitário

É lindo, não é? Pois sim, corram o  Rio em vários bairros e vocês verão o quanto são ridículos os locais onde crianças, jovens, adultos e idosos  são colocados para realizarem atividades físicas. Já estou trabalhando no terceiro projeto desses, o local onde atuo é de dar pena, excrementos de animais, bichos mortos, lixo por toda parte... Colocarei fotos no blog!
O pior de tudo é que quando as eleições terminam, os pólos vão acabando e só retornam com força total nas próximas eleições. Respondam daí: Um país que tem esse tipo de concepção, tem condições de sair da inércia em que se encontra? Bem, se você entende que o Maracanã está lindo, que temos o Engenhão, que o Ricardo Teixeira faz um grande trabalho na CBF, tem todo o direito de continuar pisando na merda, indo a um estádio sem poder ver os jogadores de maneira adequada, vendo os desmandos e enriquecimentos ilícitos de dirigentes de futebol...


 
Por falar em Ricardo Teixeira (arg...), este "sr", que está a 20 anos a frente da rentável CBF, vem cometendo verdadeiras atrocidades, como se transformar em um "monarca", faz o que quer sem ser fiscalizado, implanta regras que nem sempre são estudadas por profissionais da respectiva área, dita as regras para a realização da copa de 2014 e, o que é pior, sem ter, se quer, uma agência reguladora para fiscalizá-lo. Os "homenzinhos" do 3º escalão da FIFA vem ao Brasil e são recebidos pelo nosso presidente, Governadores, Prefeitos com toda pompa... São uns verdadeiros bobões!
E a mídia, como se posiciona? Não vejo ninguém se pronunciar a respeito, com excessão do querido Juca Kfouri



E o CONFEF E CREFS, o que tem feito para os profissionais de Educação Física e população em geral, além de prometerem melhorias, venderem livros e cursos de seus professores conselheiros? É uma vergonha, tenho verdadeiro arrependimento de ter me empenhado tanto na divulgação e colaboração para a regularização da profissão e receber isso em troca: DESPREZO!





Querido povo Brasileiro, só nos resta dizer não a  tudo isso que está aí através do voto e da renúncia aos  governantes e dirigentes de forma pacífica e ordeira para ver se os canalhas que usurpam nossa grana vão embora de vez, do contrário, só quando os mesmos morrerem, entretanto, quando isso ocorre, seus sucessores já estão prontos para assumir, como na Federação de futebol do RJ, por exemplo.

Paz a todos!

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: