quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

"O Campeonato Carioca Existe"?



O charme que acabou a muito tempo!

Ih, que saudade do Altair, lateral esquerdo do Fluminense nas décadas de 1950 e 1960, e da seleção brasileira, com quem eu tive a alegria de ter trabalhado como seu jogador, em 1986. (primeiro da direita pra esquerda, na foto acima) Sou de uma época em que aos domingos, no subúrbio do Rio, só tínhamos praticamente uma ou duas coisas pra fazer: Ir a praia ou ao Maracanã! Mas, você que é muito mais jovem e não viveu em uma época em que o Maracanã suportava um público de mais de 150 mil pessoas, coisa comum nos jogos entre Vasco e Flamengo (abaixo, foto ilustrativa da final do Carioca de 1977, quando o Vasco venceu o Flamengo e o goleiro Mazzaropi pegou o pênalti de Zico), por exemplo, onde as pessoas preparavam-se para o final de semana como nos preparamos hoje em dia para uma viagem de um mês ao exterior. Era fantasticamente emocionante!


Diante disso era comum termos um campeonato Carioca bastante badalado e muito concorrido, até porque América e Bangu, ao jogarem contra qualquer um dos quatro grandes, era tido como clássico. É, mas tudo isso ficou no passado, apenas as tradições, falidas por sinal, é que ainda sobrevivem no imaginário das pessoas que insistem em dizer que o campeonato Carioca é "charmoso". Mas, eu pergunto: Charmoso porque? Só pra nos orientarmos e acompanharmos o raciocínio  desse "louco saudável" que vos fala, sem a pretensão de estarmos certos ou não, porém vale ressaltar que antigamente, como relatei, tínhamos pouquíssimas oportunidades de lazer e o futebol era uma das poucas coisas que nos davam prazer, sendo assim, diante de uma sociedade globalizada e recheada de eventos e situações facilitadoras, atualmente, entendemos que esse aspecto caiu por terra. O que faz um torcedor ir a um estádio, sem a menor estrutura para receber ao seu público, e torcer para seu clube do coração? Imaginemos sair de casa para assistir a Flamengo x Quissamã, por exemplo, numa quarta feira, as 22h00, num calor insuportável e sem craques em campo? Em casa, tomando uma "gelada", diante de uma TV de plasma, com TV por assinatura, tira gosto, ar condicionado... será que resistimos? É pra pensar!
O pior, pra fechar: Cadê os "Rivelinos", "Zicos", "Robertos Dinamites", "Mazaropis", "Paulo Cesar Cajús"?... Hoje vemos um bando de garotos correndo como uns loucos e dando as suas vidas pra serem logo transferidos para a Europa, entrando em campo com o objetivo de serem vistos e garantirem assim os seus futuros e, o futebol arte, fica dependente de uns poucos "Neymares".

É, o campeonato Carioca faliu e ninguém viu!

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: