quinta-feira, 4 de agosto de 2011

" O Homem Moderno Com Tacape "






Querido leitor:

Uma das armas mais poderosas do ser humano em todas as épocas, desde a fala ter sido adquirida, sempre foi a palavra, portanto, diante de tal conquista, devemos fazer uso desse atributo em prol das melhorias quanto as conquistas para uma sociedade mais justa e humanitária. Fala-se muito em modernidade, do homem moderno, da mulher moderna, da moda, da indústria automobilística, da informatização, do futebol moderno... mas e o comportamento, diante disso tudo? Como estão as ações do homem (genericamente falando - ser humano) em sociedade quanto as relações interpessoais, em todos os segmentos?
Para responder a esses questionamentos, vejamos as observações abaixo, respondendo a você mesmo, para saber se estamos ou não dentro do que chamamos de modernidade.


Responda SIM ou NÃO:

1) Você torce para seu time de coração independentemente dele estar bem ou não?

2) Você joga algum tipo de lixo na rua? Que seja um papel de bala?

3) Você se lembra em quem votou para deputado estadual e federal, na última eleição?

4) Você conversa com seu filho (a) após algum problema, seja na escola, na rua, com namorado (a)...?

5) Você tem por hábito conversar sobre vários assuntos com a esposa ou com o marido, diariamente?

6) Você costuma ouvir seus funcionários (caso seja "patrão" ou superior em sua empresa) , independentemente da função que ele exerça?

7) Você, nos últimos dois anos, por exemplo, fez alguma mudança significativa na empresa em que trabalha?

8) Você, nos últimos três meses, tem feito algo para ajudar alguém que esteja precisando de sua ajuda?

9) Você pratica algum tipo de atividade física?

10) Você aceita tudo que a sua religião "prega", através de algum líder ou pessoa que tenha essa incumbência, sem contestar?

11) Você fica sem comprar uma peça de roupa, por um mês?

12) Você é capaz de ficar sem beber bebidas alcoólicas por duas semanas?

13) Você come frutas diariamente?

Parece besteira, porém, em se tratando de um mundo tão conturbado e defeituoso quanto as ações do "homem moderno", podemos pensar e ou repensar as nossas ações e modificá-las, em maior ou menor grau de importância, de acordo com a personalidade de cada um. Os questionamentos acima são apenas um "norte" para que tenhamos a noção das coisas "pequeninas" que fazem a diferença para a construção do mundo novo no qual habitará o "homem moderno", aquele que saberá o que fazer e como fazer.

Despeço-me com uma frase que tanto gosto e que será atual por muitos anos e, porque não dizer, séculos: "Toda a unanimidade é burra". (Nelson Rodrigues)

Abraços aos que tentam se modificar, ainda que se doando mais para o outro.

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: