sábado, 5 de outubro de 2013

"A Filosofia Nasceu Do Caos"



"O ponto de partida é sempre a dúvida e, diante de tal constatação, deveríamos estar mais duvidosos do que tão seguros da razão. Se o caos não tivesse ocorrido, principalmente na Grécia antiga, certamente que a Filosofia não teria existido". 

Iran.

Olá, leitor!

Algumas ideias que surgiram na antiguidade pode hoje nos parecer um tanto improváveis mas, diante de toda sabedoria que a mente humana alcançou, conseguimos entender que se tratava de prenúncios da intelectualização e devemos, sempre, agradecer aos "deuses" da Filosofia por esse legado positivo. Aristóteles, por exemplo, nos ensinou a elevar o pensamento e entender a grandiosa e sublime contribuição que ele nos deixou, diante da prestimosa arte do PERIPATÉTICO. Esta palavra define o que era prática comum criada por Aristóteles e significava, em Grego, "ambulante" ou "itinerante" onde seus discípulos, em razão dos hábitos do filósofo, ensinavam ao ar livre, caminhando enquanto liam e davam preleções. Ela era de cunho empírico e ia em oposição aos postulados de Platão, que eram muito mais especulativos. Portanto, se nos orientarmos em relação ao que nos apresentaram esses verdadeiros gênios do pensar, me arrisco a colocar alguns pensamentos que me custaram algumas caminhadas e corridas, fazendo uso do "raciocínio oxigenado".
Posto aqui algumas abusadas e "desorientadas" conceituações próprias sobre a Filosofia, aquela que é a mãe das ciências.

"A Filosofia nasceu do caos. Sempre que a humanidade está em conflito, a Filosofia cresce e se desenvolve".

"Achar que a beleza interior é a mais importante, é atirar no vazio de cada um que se sente feio".

"A forma mais vaidosa de ser vaidoso é dizer que não é vaidoso".

"Sem a Filosofia o mundo não seria mundo e o caos estaria instalado, eternamente. Quem trataria com tamanha lucidez os aspectos observáveis como a vaidade, beleza, egocentrismo"... ???

"O que é mais importante, a beleza física ou a inteligência? Eu seria felizmente feio e talvez lindamente infeliz".

"Para ser moderno é preciso ser vaidoso, pois os estereótipos cobram o preço de tal ilusão".

"Pra ser contraditório o ser orienta seu consciente a abolir as possibilidades de discussão com o inconsciente e assim caminhar no vazio". 

Iran Damasceno.









Nenhum comentário: