sábado, 26 de outubro de 2013

"Esporte É MMA, Futebol É Violência"


Na década de 1970, quando os apelos de recreação, lazer e entretenimento em geral, no Rio, ficavam circunscritos a praia e ao Maracanã, eu observava que éramos mais felizes pelo fato de os valores de convivência serem bem mais reais e construtivos.

Olá, leitor querido!

O futebol está deixando a desejar não somente pela arte, mas também nas esferas da organização, administração dos Clubes, Federações, Confederação e, principalmente, na participação daquele que é a razão do mesmo existir, que é o TORCEDOR. Coisas de países como o Brasil que está sempre destruindo o que temos de bom, devido a visão e comportamento CAPITALISTAS e, no caso do futebol, PASSIONAL. Saberíamos dizer a causa? Teríamos que analisar de maneira mais profunda pelo fato de não se tratar de causa única, mas sim de um apanhado de comportamentos e concepções, como disse, que se arrastam desde os tempos mais rurais, quando o "parente" do nosso atual governador aqui chegou, que foi o distinto Sr Pedro Álvares Cabral. Nada contra o governador, apenas uma "leve" citação por eu estar sentindo "saudades" dele devido ao seu sumiço, desde as manifestações. Mas, vamos seguir e deixar o nosso representante estadual maior em paz, lá na sua casa em Mangaratiba. (?)
Fiquei estupefato hoje a tarde quando vi o comportamento da torcida do Palmeiras criticar o time porque o mesmo, ao subir para a série A, não ter ganhado a partida. Ora, aí começa então a incoerência e contradição pelo fato de estarmos em uma época onde os "valores" adquiridos e aceitos são os dos RESULTADOS, não é verdade? Então, não subiram? Antes de seguirmos eu citaria o objetivo de um clube de futebol, para que entendêssemos a dinâmica da coisa. Vejamos o que "reza" num estatuto de um determinado clube de futebol: 

"Um clube de futebol é uma sociedade civil sem distinção de nacionalidade, culto e sexo, tendo por objetivo proporcionar a difusão do civismo e da cultura física, principalmente a prática do futebol, podendo ainda realizar reuniões e recreações de caráter social e cultural".


Obviamente que isso ficou no passado e agora os clubes de futebol são uma forma de alavancarem (?) situações financeiras e políticas, nesta mesma ordem, para beneficiar a uns poucos e o futebol em si, juntamente com a vida social do clube, são deixados de lado e assim vão se transformando neste "CIRCO DOS HORRORES", que estamos observando e, a cada dia, o torcedor foge mais. É óbvio e notável, mesmo que o indivíduo não seja da área da Psicologia e nem da Psicanálise, que por trás do torcedor exigente, passional, por vezes violento... existe uma inconsciência que o leva a fazer coisas deploráveis e até mesmo de se ater a situações inexistentes e inconsistentes, para que seu SUPEREGO entre em conflito com seu ID, ainda que o EGO, diante de toda essa confusão, tente "apartar" a briga. Coisas do ser humano "moderno". Um grande clube de futebol não é somente aquele que possui vários títulos e conquistas, mas aquele que abriga ideias e valores, que agreguem e se preocupem em transformar o torcedor comum num verdadeiro SÓCIO-TORCEDOR e assim a instituição entre numa SIMBIOSE positiva de ações criativas e dinâmicas objetivando que a sociedade como um todo possa crescer e se desenvolver. 
Isso me fez lembrar a fase da infância onde eu ia, com a família, ao estádio não somente para assistir a uma partida de futebol, pois chegávamos cedo e participávamos da vida social do clube como apreciando e curtindo piscina, restaurante, quadras de esportes, tirávamos fotos com os ídolos horas antes dos jogos e assim vai... Tempo que dificilmente voltará por causa da deturpação que hoje são os clubes e, para piorar, os dirigentes viraram verdadeiros "políticos clubísticos". Vejamos que coisa desarrazoada: Um presidente de clube de futebol ter cargo político em vigência, como era com a Patrícia Amorim e Márcio Braga (Fla), Roberto Dinamite (Vasco), Os Perrelas (Cruzeiro)... É a falência de concepções verdadeiras que tanto poderiam ajudar aos clubes a se reerguerem e assim levassem nosso futebol a um lugar de destaque no cenário mundial e não a esse mundo de corrupções e aproveitamentos nojentos por parte de pessoas perniciosas no meio. 

NÃO NOS ASSUSTEMOS, POIS RICARDO TEIXEIRA ESTARÁ DE VOLTA, EM BREVE, ASSIM COMO EURICO MIRANDA.

Iran Damasceno.



Nenhum comentário: