quinta-feira, 24 de outubro de 2013

"Ser Índio Ou Ser Irracional"?



"Deus Criou todos os Espíritos simples e ignorantes, nem bons nem maus, isto é, sem saber. Só adquire pouco a pouco os conhecimentos ao passarem por diferentes fases da vida. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de fazê-los chegar progressivamente à perfeição pelo conhecimento da verdade. Passando pelas provas é que os Espíritos adquirem o conhecimento. Uns, aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta acertada, em relação aqueles que só reclamam". (Pergunta 114 - 115 01).
"Os Espíritos não se conservam eternamente nas ordens inferiores. Todos se tornarão perfeitos". (Pergunta 116 - 01).

Olá, leitor!

Diante das circunstâncias da vida, onde todos estamos "fadados ao crescimento e desenvolvimento", não poderíamos deixar "passar batido" a oportunidade de debatermos sobre uma questão bastante crucial, que é o burilamento dos Espíritos que vieram na condição de ÍNDIOS. Hoje, por exemplo, coloquei no Facebook, um vídeo onde mostrava uma "cultura" indígena de se enterrar viva uma criança que nascesse com algum defeito físico. Chocou, eu sei, porém surtiu efeito para que pudéssemos debater e aguçar a nossa visão em relação ao que é a cultura dos índios e se as mesmas devem prosseguir. Obviamente que as opiniões foram diversas e, como não foi surpresa, vi pessoas se posicionando contra o fato de levarmos aos referidos às informações, por entenderem que os mesmos devem continuar nesta inércia e assim manterem o que chamamos de cultura, portanto vejo que o desenvolvimento é algo inevitável, como citei anteriormente, e todos nós, seres encarnados, independentemente de condição social, cultural, econômica, intelectual, cognitiva... temos que estar envolvidos no processo.
Não vejo como justiça deixarmos os índios ou qualquer povo que viva de tal forma engendrados em tamanha "canibalidade" e até mesmo crueldade inconsciente pelo fato deles terem as suas culturas e, o que é pior, levarmos em consideração que eles chegaram aqui primeiro que nós, ora, se estamos falando de vida espiritual e desenvolvimento na senda da evolução, é claro que quem chega antes, em condições precárias no que se refere a evolução, tem que ser menos favorecido, ou os intelectualizados, mais inteligentes quanto ao desenvolvimento tecnológico, por exemplo, deveriam ter chegado antes? Aí é uma questão de irracionalidade, sendo assim devemos entender que a direção a ser tomada é a do progresso, independentemente de serem pessoas diferentes ou não. O progresso chegará a eles de uma forma ou de outra, portanto seria melhor que levássemos de uma maneira didática e ordeira para que essa classe possa ter as chances de crescerem e se desenvolverem como nós. Aos espíritas (pessoas que partilham das leis naturais), eu pergunto: Qual a possibilidade que os índios tem de se desenvolverem de maneira isolada? Porque e pra que a vida é de relação? Porque nós podemos usufruir da tecnologia e, consequentemente, nos desenvolvermos e eles não? Haverá espaço para eles em um mundo moderno? Ficam as questões...
É claro que os índios possuem seus conhecimentos e nós os nossos e poderíamos e deveríamos "sugar" suas potencialidades, todavia a vida está caminhando para nos tornarmos como eles ou eles como nós? Se a resposta for a de se tornarem como nós, estaremos então em rota de colisão com o progresso se pensamos e agimos de maneira a "respeitar" os seus costumes, não é mesmo? Está na hora de nos posicionarmos de maneira mais clara e factível no tocante a ajudarmos a esses seres em desenvolvimento a se adequarem ao mundo moderno e assim viverem com mais cordialidade para que possam entender que urge o progresso do homem.

SERIA CRUELDADE DE NOSSA PARTE MANTERMOS OS ÍNDIOS NESSA PRISÃO DE UMA INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA QUANTO A VIDA DE RELAÇÃO, DEIXANDO-OS ISOLADOS.

Iran Damasceno.


Nenhum comentário: