quarta-feira, 25 de maio de 2011

" Chico Anisio, Você É Unico "






Amigos leitores!

É com muita emoção que venho hoje fazer minhas humildes homenagens, muitíssimo merecidas, ao grande mestre do humor, da comédia, da arte de encenar, da pintura, ao redator, ao iluminador, ao pai... Francisco  Anisio de Paula, o nosso Chico Anisio! Não consigo, ainda, entender como pode uma pessoa que eu só conheço pela "telinha" da TV, ter um poder tão grande sobre mim quanto a simpatia. Parece que o conheço intimamente a anos, sua simpatia e carisma me emocionam a cada dia, desde a infância.
É nessa hora que eu percebo como e porque devemos "idolatrar" um artista sem sermos tietes, vejo que o que sinto pelo amado Chico é reconhecimento pelo seu talento que, a meu modo de ver, está para mim assim como Oscarito, Mazaropi, Jerry Lewis, Charlie Chaplin, Cantinflas, Harold Lloid, Stan Laurel e Oliver Hardy (o gordo e o magro), Moe, Larry e Howard (os três patetas) Abbot e Costello... Estão para o mundo.
Em reconhecimento a sua GENEROSIDADE humana e artística para com os outros e com a arte em geral, cito alguns dos seus personagens mais marcantes que tanto me encantaram e encantam até hoje. São eles:




O inesquecível e incomparável "Alberto Roberto". É SENSACIONAL o "canastrão", prepotente e até mesmo inocente quanto a forma como nos encanta com suas tiradas "medonhas". Rsrs...





O engraçadíssimo "Bento Carneiro" vampiro brasileiro, é maravilhoso em suas medrosas aventuras com Kalunga, seu fiel companheiro. Lembro-me que Gil (amigo de infância) e eu tentávamos imitá-los, e olha que conseguíamos arrancar algumas risadas das pessoas.






O "Jornalista e apresentador" "Lobo Filho" me fazia dar gargalhadas por causa da sua "burrice" em passar as "notícias". ENGRAÇADÍSSIMO!




O inocente "Bozó", que tentava ostentar o que não era para se aproximar da mulherada era fantástico, quando gaguejando, falava: "Eu, eu, trabalho na Globo". E: "Não sou eu que o conheço, é ele quem me conhece"!







Como "Professor Raimundo" da escolinha foi um marco na TV brasileira não só pelo seu talento, mas pela generosidade em resgatar artistas grandiosos que estavam esquecidos pela mídia, como: Costinha, Grande Otelo, Válter Dávila, Zilda Cardoso, Ronie Cócegas, Brandão Filho... É um ILUMINADO!
Só lamento ele ter ficado fora da TV por tanto tempo por causa da famigerada "estratégia de marketing" (?) utilizada pelas emissoras de TV, ainda hoje. É lamentável privar ao público de ver o sensacional Chico Anisio.




Só tenho que dizer: MUITO OBRIGADO ao Deus da comédia e do humor, Chico Anisio.

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: