quarta-feira, 18 de maio de 2011

" Violência Sexual A Crianças E Adolescentes "

 




Olá, Leitor!

O assunto de hoje é de extrema importância e relevância para todos nós: Violência sexual contra crianças e adolescentes! Estive pesquisando sobre o assunto e resolvi colocar informações básicas objetivando chamar à atenção de todos, sendo assim, todos nós que somos pais e mães devemos estar atentos a tudo que ocorre mesmo acreditando que "só acontece com os outros", e não comigo.
Conheço casos de pessoas próximas a mim que sofreram isso na infância e adolescência, confesso que fiquei estarrecido com os "estragos" psicológicos que tal ato propicia, entretanto, deveríamos entender que se trata de um doente (moral e mental) a pessoa que comete ou tenta cometer estupro, por exemplo. Observem as informações, através das estatísticas, desde 2003.


"Desde que o Disque 100 entrou em funcionamento – em maio de 2003 – até março de 2011 o serviço registrou 66.982 denúncias envolvendo situações de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes. Neste período, o estado que aparece com o maior número de denúncias é a Bahia, com 7.708 casos. Na sequência aparece São Paulo (7.297 denúncias) e Rio de Janeiro (5.563). É importante ressaltar que cada uma das denúncias pode representar que houve uma ou mais formas de violência praticadas contra uma ou mais pessoas". 
Somente no primeiro trimestre de 2011, ainda de acordo com os dados do Disque 100, foram registrados 4.205 casos de violência sexual contra meninos e meninas, sendo a maioria das vítimas do sexo feminino. O contexto dessa violência é variado, fator que justifica a urgência de enfrentamento da problemática e a necessidade de articulação entre os diversos atores sociais.

Notaram como os índices são alarmantes? E o pior: Vejam quem são as pessoas que, geralmente, cometem tal ato e os percentuais:
  • Pai -> 52%
  • Padrasto -> 39%
  • Tio -> 8%
  • Mãe -> 4%
  • Avô -> 2%
  • Primo / cunhado -> 1%
Confesso que o primeiro tópico me deixou extremamente triste por saber que um pai tenha a coragem de cometer uma forma tão cruel e nojenta de violência, com a própria filha ou filho. Mas não julgo a ninguém, ainda mais sendo sabedor das leis de causa e efeito e das vidas pregressas, portanto, não sei o que cometi em outras "paragens" por aqui mas se cometi, minha indignação prova que não sofro mais de tal anomalia moral e psicológica. 
é




Muitos de nós perguntamos: Porque de uma pessoa abusar sexualmente de uma criança, principalmente? As causas podem ser diversas quanto aos aspectos comportamentais, abusos sofridos, abusos e violências contra entes queridos, distúrbios mentais... Se um dia a Medicina e qualquer uma das Neurociências "derem as mãos" às ciências espirituais, tenhamos a certeza que, a partir de então, começaremos a entender e tratar certos tipos de doenças, tanto físicas quanto mentais. 
Outra questão fundamental é a falta de punição, essa propicia o aumento da incidência dos crimes assim como qualquer outro tipo de ilícito, todavia, devemos lembrar que o tratamento, passando por uma boa base educacional (familiar e formal), ajudaria bastante. O aspecto individual (quem sou eu?), porém, é o fator primordial pelo fato de sabermos de pessoas que foram abusadas e hoje são as que mais repudiam esse ato e até trabalham para ajudar ao próximo que tenha sofrido o mesmo crime.

Volto com essa questão, só que em meu blog "Ciência e Filosofia" por entender que ali poderei abordar o assunto diante da otica das ciências espirituais, a meu ver, as únicas que podem entender e explicar tais problemas.

Grande abraço aos pais que amam e respeitam seus filhos.

Iran damasceno.

Nenhum comentário: