terça-feira, 24 de maio de 2011

" A Importância Da Educação Física Escolar "



Olá, Leitor!

Desde sempre, diante da evolução humana em todos os aspectos, estamos observando as potencialidades do homem (genericamente falando) quanto a vários fatores, como por exemplo: Potencial físico, habilidades motoras finas e grossas, capacidades perceptivas gerais... Todos que citamos referem-se ao que o ser humano precisa ter desenvolvido para que possa atuar diante de um mundo "moderno" e tão exigente. Qual seria o ponto de partida para a aquisição desses potenciais? Diante dos meus quase vinte anos de experiências e, sem sombra de dúvidas, creio que o caminho mais prático seria a "Educação Física Escolar" na primeira infância, até o ensino médio.

Percebo em alguns pais uma certa resistência em relação a educação física escolar, quando os mesmos não acreditam ou não possuem conhecimentos suficientes para perceberem a dimensão das possibilidades de formação de um ser humano e cidadão mais consistente para o mundo novo. Entendo também que isso passa por um processo bastante complexo que as escolas e o professor deveriam debater mais e, como consequência, abrirem suas mentes para poderem VISUALIZAR a amplitude de situações positivas que podem ser adquiridas através de uma educação física dirigida e constante. Aí eu toquei no "calcanhar de Aquiles" das escolas e dos professores: Constante refere-se a tempo! O que você faria com uma turma de 30 alunos, por exemplo, se somente os encontrasse uma vez por semana e durante 50 minutos? Será que precisa ser professor para saber que isso é IMBECILIZANTE? Claro que não! Por outro lado tem o professor que se vale da sua "condição" de líder e espelho, e acaba sendo um "SOPRADOR DE APITO", fica sentado conversando e da uma bola para os meninos jogarem futebol e as meninas queimada (o)? A questão é mais complexa.

Antes de entrar nos segmentos e aspectos que a educação física pode beneficiar, no contesto geral de uma sociedade, gostaria de citar uma diretora com quem trabalhei, a mesma tinha uma visão FANTÁSTICA sobre a importância do trabalho do professor de educação física em uma escola. Não sei se conseguirei escrever seu nome corretamente: "Jupi a a" (memória). Creio se tratar de um nome indígena, porém, quem a conheceu sabe do que estou falando. Era uma "visionária", andava na quadra todos os dias nos horários da entrada, do recreio, da educação física e da saída e, ainda me cobrava eventos bimestrais, quanto ao esporte a cultura e o lazer. Que Deus a tenha e, pena que eu estava tão "cru", não tinha a experiência que tenho hoje para arrebentarmos nos eventos. Já fizemos eventos na rua, pedíamos autorização a prefeitura e realizávamos competições de atletismo, futebol, gincanas, bingos... Sem material adequado, adaptávamos caixas de refrigerantes no atletismo, pintávamos a rua com cal, pedíamos ajuda aos comerciantes para realizarmos os bingos... Era MARAVILHOSO, me sentia um "pinto no lixo" pois dava prazer ver a alegria dos alunos e suas respectivas famílias.

Vamos a alguns dos benefícios que a educação física escolar pode trazer aos alunos:

1) Aspectos físico e mental:


Quanto ao aspecto físico, é provado pela Medicina que a prática da atividade física e ou exercício físico estimula o crescimento através da "pressão" exercida pelos tendões no osso, o que acarreta a produção de células ósseas. Não podemos esquecer que a genética é o fator determinante para tal aquisição. Melhora também o potencial físico quanto as qualidades físicas força, resistência, coordenação, equilíbrio... Fatores cruciais para uma vida mais saudável e prática, melhorando a função dos músculos, coração, articulações, maior oxigenação do cérebro...



Já na capacidade mental, propicia ao indivíduo adquirir uma gama incomensurável de potenciais, como: Raciocínio, noção de tempo e espaço, cognição... Formando assim um adulto mais saudável e detentor de potencialidades que o ajudarão por toda sua vida na integração com o meio em que vive.

2) Aspectos socioafetivos:


Essa questão é uma das mais significativas hoje em dia devido ao distanciamento das pessoas que estão mais seletivas e, porque não dizer, o encurtamento e "separação" causados pela tecnologia mal utilizada. É FUNDAMENTAL a convivência com o mais alto, mais baixo, mais magro, mais gordo, mais veloz, menos veloz, mais falante, menos falante, mais rico, mais pobre... É onde o ser se percebe através da percepção do outro. Ao contrário do que alguns pais pensam, é muito bom que seu filho chegue em casa com o uniforme IMUNDO (rsrs...), pode ser um bom sinal que ele está interagindo com o meio.


3) Participação social:


É fundamental que os alunos não só participem dos eventos da escola bem como sejam eles os co-criadores dos mesmos, assim sendo passam a ter uma noção da importância das atividades e também se preparem para o futuro que os aguarda: Serem profissionais em suas respectivas áreas de atuação, sabedores que somos da capacidade que o cérebro tem de se adaptar e criar coisas novas.

Daqui pra frente, vamos olhar com bons olhos a importância da educação física escolar quanto a formação de PESSOAS e não de "robôs" sociais, aqueles que repetem o que lhes impõem de forma a não se preocuparem com um aspecto crucial: CRIATIVIDADE SOCIAL E AFETIVA!

Iran Damasceno.

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