terça-feira, 10 de maio de 2011

" A Evolução Do Primata, Enquanto Homem "






Olá, Leitor!

Encostei-me a uma árvore para ver o tempo passar e admirar as estrelas, me chamaram de desocupado mesmo nascendo dai a teoria da relatividade;
Duvidei da possibilidade de uma mesa girar, provando que isso só poderia ocorrer se houvesse uma força atuando sobre ela, ainda que invisível, me chamaram de louco e anti-cristo;
Falei que TER não seria importante se eu não soubesse a importância do SER, visando a transformação do pensamento estático e me assassinaram por entenderem que eu não era um Filósofo, mas um subversivo... Esta é a sociedade formada pelos poderosos, lideres religiosos, senhores das guerras e "educadores" (ou seria repetidores do que aprenderam, na íntegra?)
As vezes me pego pensando o quanto somos conservadores e retrógrados, e por que não dizer rasteiros no pensar, por entendermos que, ao sermos diferentes em pensamentos e ações se trata de estarmos fora da atualidade, se não seguimos padrões culturais, se não utilizamos as girias do momento, se não nos vestimos com as roupas da "moda", se não gostamos de futebol, se não temos uma religião eleita pela maioria, se não aceitamos o que a maioria quer, se não temos vários imóveis, se nosso carro não é o do momento... Estamos "condenados a morte" pelo desprezo social. 
Desde a era Socrática e Platônica vemos seres se debatendo em subversões próprias por não entenderem que são pessoas, indivíduos, com liberdade de pelo menos pensar, passando pela era "cristã" as coisas ficaram piores, o Cristo alvo tanto nos deixou e nada adiantou em termos de evolução altruísta, o que crescemos não chegou perto do que poderíamos e deveríamos, por vários motivos: Ambição, maldade, egoísmo, inveja, preconceito... Talves todos esses adjetivos sejam sinônimos em si, porém, as consequências nos deixaram heranças malditas, como:
  • Guerras -> O que é isso? Nos matarmos por divergências ideológicas, Água, terra, crenças? Mas isso não existe em todo orbe terrestre ou pelo menos temos espaço suficiente para tais empreendimentos?
  • Religiões -> O "emburrecimento" do homem em sua total falta de argumentação lógica e racional sobre o DIVINO. Degladiamo-nos por toda a existência tentando convencer ao outro que as "verdades" da vida estão contidas em um único livro, chamado de bíblia. O pensamento individual fica anestesiado e, por vezes nem aflora, tamanha a brutalidade da ignorância em tentar entender o que chamam de Deus, segundo a otica de alguns "espertinhos" tidos como lideres religiosos.
  • Bancos -> Ai está a essência da maldade e aprisionamento da raça humana, nos permitimos sermos "acorrentados" pela nossa própria ganância ao ponto de aceitarmos a incoerência da falta de divisão de possibilidade da subexistência. Uns comem, outros não!
  • Educação formal (escola) -> FALIU! A tempos não vemos a escola em sua devida essencia, partimos para o gesto repetidor de conhecimentos adquiridos nos bancos das universidades que são criadas por alguns espertinhos, quando elaboram os currículos dos cursos. Se você discorda, eu aceito, mas me responda: Onde fica a arte? Quem estimula a capacidade de criação do ser, desde a sua infância? É fácil ter escola, o difícil é orientar seres a pensar e respeitar as suas individualidades, basta "jogarmos" neles os uniformes com as logomarcas da instituição e cobrarmos as mensalidades, dizendo ao pais que seus filhos estão seguros e confortáveis que tudo acaba bem, não é isso ai?
Bem, já falei demais, gostaria apenas que as estruturas humanas fossem orientadas a serem indivíduos antes de serem coletivos, assim sendo, vejo eu, não precisaríamos que Jesus voltasse para nos "salvar" cedendo seu corpo, novamente, para ser perfurado com requinte de crueldade. Ah, acho que isso não aconteceria mais, é antigo, temos agora o Fuzil, a pistola 380 e o álcool para jogarmos nos pneus e incendiarmos sem deixar vestígios.
É, evoluímos bastante!

Abraços aos filosóficos que não abrem mão das suas ideias!

Iran Damasceno.


Nenhum comentário: