segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

" Aconteceu E Acontecerá Ao Longo Das Semanas "


Querido leitor:

Certamente o Brasil é um dos países mais tradicionalistas do mundo quanto as culturas negativas, aquelas que perduram a séculos e não são removidas pelo fato de sermos um povo que admite tudo o que nos é mandado ou traduzido pelas forças superiores, que são o poder constituído e as elites privilegiadas. Pareço o Lula discursando quando ainda era candidato. Em todo canto do mundo, seja na Europa, Ásia ou até mesmo em alguns países sul-americanos, vizinhos nossos, as coisas estão se encaminhando para uma resolução própria por parte do povo indignado na tentativa de reverterem as situações ordinárias, porém, mesmo entendendo que nesses mesmos lugares que citei a desordem social possa imperar, por vezes, e causarem mortes, vejo que trata-se de um preço que algumas concepções e culturas, também arcaicas, precisam pagar mas, e no Brasil, qual o preço além da fome (ainda), violência, corrupção, falta de saúde, educação cambaleante, transporte em colapso, leis esdrúxulas, e ausência de divisão de renda? O que o povo (no qual eu me insiro) está aguardando para sair dessa miséria cultural e enfadonha na qual nos instalamos desde o reinado? O caos está instalado e não fazemos nada além de nos divertir (?), penso que o Carnaval, o futebol, as praias da Região dos Lagos, as compras de natal, o Réveillon... são o suficiente para nos calarmos e vivermos em uma sociedade que, embora tenhamos o advento da internet, ainda assim permanecemos engessados na inconsciência dos erros grotescos que corroem nossas almas e nos levam ao poço da ignorância. É difícil mudar estruturas rígidas após uma determinada idade, assim ocorre com as pessoas radicais quanto as religiões, ao modo de vida carnavalesco (tudo é festa) ou a grosseria de estender a mão para um político que a bem pouco tempo atrás nos deu uma "rasteira" corruptiva e hoje pede nosso voto mais uma vez. Ah, esse ano tem mais e eles vem vorazes porque querem participar ativamente (licitações de obras, visibilidade... entendam como quiserem) do ano da copa do mundo.
Observemos alguns fatos que estão corriqueiros mas que gostaria de chamar a atenção para que, ao acontecerem novamente mais a diante, pelo menos tentemos não dar tanta atenção. São eles:


A idiotice que tomou conta, por mais uma vez, (12ª) da televisão brasileira e com nova "estratégia" parou a mente de algumas pessoas para verem as absurdas babaquices de um suposto estupro e o que é pior, a rede Record, anunciando a toda hora nos seus telejornais, agora arranjou uma "modelo" que disse ter sido estuprada pelo rapaz (não sei e nem quero saber seu nome). Volta a velha história: Advogados querendo pegar o caso, pessoas comuns se dizendo ofendidas e opinando veementemente, ex-estupradas, mulheres siliconadas... voltamos ao lugar comum que as TVs adoram abusar da ignorância e, talvez quem sabe, fragilidade e carência afetiva de certos telespectadores. É ridículo e nojento isso!


Não sei se a chamo de imbecil, doente mental ou oportunista e safada, o fato é que essa, pasmem, pedagoga se disse gravida de quadrigêmeos para chamar a atenção das pessoas. E conseguiu, atazanou a vida até de profissionais de saúde que poderiam estar ocupados com quem realmente necessita deles mas não, pararam para atender a essa babaca. Não tenho mais o que falar a não ser sobre a perda de tempo de pessoas que ficaram a frente de uma tela de TV ou acompanhando por jornais. Haja ausência cultura...



Permitam que eu me desculpe por não cumprir a minha promessa de não falar mais nesse oportunista e ridículo "coitadinho" (que se diz estar em crise desde que o pai morreu, o coitado do pai já deve estar até reencarnado e ele ainda está chateado, só não deixa de ir pra balada e se embriagar com mulheres "popozudas") mas é que a coisa sempre toma repercussão nacional e cabe a mim, enquanto cidadão, repudiar as suas ações porque nele, infelizmente, ainda se espelham milhares de crianças e jovens. Termino meu repúdio com um questionamento: Será que se ele ainda estivesse em situação financeira difícil, tentando se "levantar" para ter algo na vida, estaria desrespeitando clubes de futebol, torcedores, instituições patrocinadoras, mídia em geral...? (essa última vive disso, infelizmente) Pela minha experiência em futebol, AFIRMO QUE NÃO! É um déspota.



Outra coisa que me deixa indignado é chamarem o campeonato Carioca de "charmoso". Eu pergunto: O que é ser charmoso pra você? Num calor de 40º, sair de casa para assistir, num Sábado a tarde, a Resende X Friburguense, seria charmoso? Esse um exemplo do que falo em relação as culturas arcaicas, charmoso ele era quando America, Bangu... tinham times e torcidas e os jogos não eram transmitidos pela TV, fazendo com que os torcedores vivessem a emoção de ir aos estádios de futebol e fazerem realmente uma festa, porém, com o advento da TV por assinatura, da internet, das transmissões dos jogos pela TV aberta, shopping centers, "Adrianos" e um serviço de Delivery você pode chamar isso de charmoso? Me poupe, pra mim é masoquismo.




Pra fechar eu gostaria de, mais uma vez, chamar a atenção dos telespectadores para a Mariana Gross. Essa mulher é um poço de mau humor, vive dizendo, as 06h30m da manhã, no bom dia Rio, quando o tempo ficará fechado, que nada está bom, porra, será que ela não entende que existem pessoas que gostam do frio? Ela não é jornalista? Responsável em transmitir a notícia que, em princípio para uns é ruim mas para outros é bom? Pois então? Que chatice, agora eu troco de canal antes de sair para o trabalho e assisto as notícias do tempo e do trânsito em outra emissora. Acho difícil essa mulher ser casada.

Bem, feitas as observações e críticas, como me é peculiar, agradeço a atenção por parte dos leitores do meu blog e deixo uma noticia boa após tantas delas esdrúxulas: O pintinho piu!

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: