sexta-feira, 17 de agosto de 2012

"Os Anos 70 Foram Bons Demais"


Olá, leitor!

Se tem uma coisa que move a vida é a emoção e é banhado nesse manancial de construção que eu estou escrevendo a respeito de um tema bastante legal e, caso você tenha afinidade com ele, certamente irá gostar. Refiro-me aos anos dourados de 1970. Em princípio, para os jovens de hoje em dia isso é apenas uma vaga lembrança, porém, pra nós que vivemos as maravilhas de uma época inigualável, certamente que as lágrimas vem aos olhos quando lembramos as diversas coisas maravilhosas que presenciamos e construímos. Vamos relembrar algumas delas? Então:


Quem lembra e frequentou os cinemas Madureira 1 e 2 e, após alguns anos, surgiria o 3, sabe que foi muito legal quando íamos assistir a filmes, como: "Conan o bárbaro", "A ilha do Dr Morreau", "Os embalos de sábado a noite"... Na saída, aos Sábados, atravessávamos a ponte de Madureira e partíamos pra lanchar no Bob`s que ficava dentro do "Tem tudo", lembram?



Quem não curtiu e teve o disco do filme "Os embalos de sábado a noite"? Época ímpar e as noites nos bailes e nos quintais das nossas casas eram "regadas" ao som dos Bee Gees, "Tavares"... Músicas inesquecíveis e momentos de namoros maravilhosos. Marcou toda uma geração, tenhamos a certeza disso.


Quem não teve ou andou de Caloi 10 ou Crescente 10? Me recordo quando a minha chegou eu nem dormi, coloquei-a em meu quanto e fiquei limpando até o dia clarear e, quando sai a rua para andar, foi uma emoção como se eu estivesse no céu. rsrsrs... Sensação de Liberdade total! Parece ridículo mas era assim que funcionava, as conquistas eram mais difíceis e, quando isso acontecia, era como se estivéssemos nas "nuvens".




Esse momento era mágico: Tomar banho aos Sábados (e todos os dias também, com dificuldade é claro rsrsrs), após a tarde inteira soltando pipa e jogando bola na rua, ao sair nos vestíamos e colocávamos os nossos All Stars para irmos aos bailes, festas, namorar... Parece até uma besteira mas usar esse tênis era simplesmente estar "na onda". rsrsrs... Tive quase todas as cores, de cano e sem cano, só não tive o de cor Mostarda.




E por falar em jogar bola na rua, quem é que nunca fez "intera" pra comprar uma dente de leite? Furava muito mas esquentávamos a ponta da faca, enchíamos a mesma com a boca no birro e colávamos o furo. Fantástico! Os torneios na rua eram divinos, fazíamos rateio pra comprar, também, jogo de camisas na Citicol. Só quem viveu é que sabe o quanto foi bom.



Quando meu pai me deu esse jogo eu fiquei "louco", realizávamos torneio na sala lá de casa, até porque se jogássemos no quintal a casa lotava, e era uma competição incrível. Se a galerinha de hoje souber como era esse joguinho, certamente vão nos "zoar" muito. Era gostosíssimo jogar isso.



Eu acordava cedo ou vinha correndo da escola pra assistir a esse desenho, o lobo sempre se dava mal. O legal era quando ele caia numa ribanceira e, após alguns segundos, observávamos uma fumacinha lá no final. Maravilhoso.

Bem, mais adiante eu trarei  outras coisas legais da nossa época para recordarmos e lembrarmos o quanto eramos felizes por uma questão que as vezes esquecemos ou não sabemos. Sabem o que é? O mesmo segredo do "Chaves" ter audiência até hoje: A inocência! Embora isso possa parecer utópico, é a mais pura verdade porque estamos cheios de futilidades e a maldade alcançou um nível bastante exagerado e, inconscientemente, sentimos falta disso. Mas enquanto a sociedade não se movimenta para melhorar as coisas, nós, os "saudosistas", vamos nos "alimentando" com as lembranças divinas de uma época que certamente não existe mais, apenas em nossas mentes.

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: