quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"Será Que Sabemos Votar"?


Olá, leitor!

Estou aqui através do meu blog, na condição de cidadão comum, para tratar de um assunto de suma importância, ainda mais em ano de eleição: Saber votar! Será que o brasileiro já aprendeu a votar? Vamos lá, diretamente ao assunto: 

1º A propaganda política -> Essa garante, por vezes, a eleição do candidato por se tratar de uma "arma" poderosa de convencimento e ilusão, também. Mas os mais antigos já diziam: "Buniteza" nem sempre põe mesa". Cuidado com as propagandas coloridíssimas, com o candidato maquiadíssimo, sorrisos escandecentes... isso pode esconder a sua capacidade de procura pela verdade e, o que é pior, fazê-lo esquecer do que ele tenha feito de errado.

2º Associação de imagem -> Muitos candidatos pegam "emprestado" a imagem ou o sobrenome de alguém mais famoso e popular, porém, devemos saber se esse alguém que empresta sua imagem ou seu sobrenome é pessoa de bem pois, do contrário, elegeremos mais um canalha e ajudaremos ao outro canalha a se perpetuar em suas sacanagens.

Você se lembra dese cara aí? Espero que sim!


3º Ar de bom moço -> Em épocas de eleições todos ficam sinceros, gentis, distribuem santinhos, flores, dão beijinhos nas crianças, apertos de mão diversos, distribuem camisas, troféus, bolas de futebol... em beiradas de campo e depois somente retornam dois ou quatro anos após tudo isso. Devemos investigar o seu passado e presente e, se possível, suas intensões futuras, haja vista que muitos pedem o seu voto para vereador e após dois anos se candidatam a deputado e saem fora, se eleito for. Político tem que estar nas ruas e o vereador deve estar fiscalizando o que o executivo (prefeito) faz ou deixa de fazer e não criando "serviços sociais", que de sociais não tem nada por ser o seu dinheiro que está ali lhe dando um paliativo para depois ficar com seu voto e ter pela frente quatro anos pra enriquecer.


4º Obras de maquiagem -> Outra forma perniciosa de angariarem votos dos mais desinformados são as "obras" que, por vezes, são meras "maquiagens". Isso ocorre sempre próximo as eleições e na maioria das vezes são coisas pueris e sem significado para o crescimento da cidade, sendo assim, se faz imperioso que o eleitor esteja atento as obras que iniciam e não acabam ou aquelas que sequer saem do papel. Você sabe onde é a imagem abaixo, morador meritiense? Sim, é a Praça da Matriz! As "obras" que disseram que seriam feitas no Centro do município foram feitas: "Tijolinhos inacabados" nas calçadas (e já esburacadas), "asfalto sem amparo lateral" (que certamente sairá com as chuvas fortes), "quebra molas sem faixa amarela" (sinalizador)...


É isso aí eleitor, dia 7 de Outubro está chegando e teremos, mais uma vez, a oportunidade de RETIRAR do cenário político, pelo menos em cargo eletivo, aqueles que tanto mal causam a sociedade. Lembremos: Nossas "armas" são o voto e a divulgação do que está errado mas, se existe alguém que vende seu voto por R$ 40, 50, 70 reais, desconsidere essa postagem.

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: