terça-feira, 4 de outubro de 2011

" Roberto, O Amigo Invisível "



Amigo leitor:

Aos que me acompanham pelo Facebook devem se lembrar de um amigo que eu chamo de "imaginário" porque ele não gosta de redes sociais, porém, me acompanha através dos meus blogs e, ao comentar minhas postagens, o faz pelo e-mail, sendo assim, tenho que citá-lo apenas como Roberto para que ele não seja identificado. Fiquei lisonjeado ao receber um convite seu para dar uma palestra na universidade em que estuda e faz Psicologia, para falar sobre um assunto que ambos gostamos bastante: A vida de relação!
Portanto, ele seguiu a orientação da sua professora orientadora quando a mesma lhe falou da importância de me entrevistar antes de preparar a palestra. Aceitei na hora por entender que se trata de uma oportunidade de eu me expressar, entretanto, de contribuir também com jovens estudantes de uma ciência que eu adoro.
Vamos a ela:

Roberto: Como você vê o Brasil nos tempos atuais?

Iran: Crescemos bastante em questões tecnológicas, porém, estamos atrasados quanto ao aspecto moral porque deixamos de lado vários valores importantíssimos da educação "tradicional", aos quais eu atribuo a causa de certos problemas atuais. Exemplo: Agressões de pais com filhos e vice e versa, agressões de alunos aos professores, certos esportes estão sendo observados como guerra e não como uma forma de evitar tal desequilíbrio...

R: Você tem religião?

Ir: Sou espírita sem religião!

R: Como assim?

Ir: Não aceito a forma com a qual as pessoas responsáveis pela proliferação dessa instituição poderosíssima agem, entendo que saímos completamente da rota.

R: Como você entende Deus?

Ir: Causa de tudo o que é verdadeiro e belo, porém, desconsidero esse deus punitivo, negociador de coisas, vendedor de esperanças, que diz que uma pessoa, ao morrer, pode voltar a vida para provar a sua existência, ainda que em épocas pregressas. Esse para mim não existe!

R: Família, é a coisa mais importante pra você?

Ir: Muitíssimo! Não estamos pai, mãe, filho, primo... atoa, tudo tem um porque e estamos unidos por motivos que desconhecemos, entretanto, para nos amarmos e darmos prosseguimento ao que não lembramos. É muito particular, espero que tenha me feito entender.

R: Você é apaixonado por futebol, não é?

Ir: Não como àquele que desconsidera a razão, adoro jogar, assistir, comentar..., mas sem passionalismo e paixão descabida. Não vou a um estádio de futebol a 11 anos, a não ser ao estádio do meu querido Madureira, clube pelo qual eu torço e guardo lembranças maravilhosas da minha juventude quando lá joguei.

R: Vamos fazer um "ping pong" de perguntas e respostas?

Ir: Claro. Manda ver...

R: Um lugar?

Ir: Dois: Bento Ribeiro e Sepetiba.

R: Um amor?

Ir: Três: Laura, Irene e Lúcia. (filha, avó e mãe, respectivamente)

R: Uma paixão?

Ir: Jogar futebol, ouvir música, escrever e dar palestras.

R: Um amigo?

Ir: Não sei se são meus amigos no sentido amplo da palavra, mas os amo muito: Geraldo e Armando (galo)

R: Um sonho?

Ir: Ter uma área de esportes com campos de futebol, piscina e área para ginástica para eu trabalhar com todo tipo de público.

R: Um político?

Ir: Desconheço algum que eu possa admirar.

R: Um cantor?

Ir: Meus amados: Cauby, Beto Guedes, Miltinho, Nelson Gonçalves, Lô Borges, Dalva de Oliveira, Fátima Guedes, All Jarreau, Anita Backer, Chaka Kan....

R: Um jogador de futebol?

Ir: Zico.

R: Um ator e uma atriz?

Ir: Lima Duarte e Laura Cardoso.

R: Uma personalidade?

Ir: Chico Anisio. Fantástico e admirável!

R: Uma canção?

Ir: É difícil responder uma somente, mas... Caminhemos (Nelson Gonçalves)

R: Uma pessoa inteligente?

Ir: Chico Xavier!
R: Um exemplo de vida?

Ir: Chico Xavier!

R: Suas considerações finais:

Ir: "No mundo sempre há de haver um trigo e da terra um bom pedaço, guarda tua mão para um amigo que não vai querer teu braço". (Sivuca)

Agradeço ao Roberto (amigo invisível) pelo carinho e respeito, espero que eu possa dar algum recado na palestra e, a você, meu secreto covarde (rsrs), continue a me provocar com os seus questionamentos oportunos.

Abração aos que acompanham e aturam meu blog.

Iran Damasceno.

Nenhum comentário: